O que é SEO?
Você já ouviu falar em SEO? Essa é a sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas. Corresponde a um conjunto de técnicas que são usadas para fazer com que uma página tenha um melhor posicionamento na pesquisa de certa palavra-chave.
Como funciona a busca orgânica?
Há muitos fatores que influenciam esse posicionamento e o peso de cada um não é oficialmente conhecido. Com a internet e o comportamento do usuário em constante transformação, os critérios também se adaptam.
Sabe o que isso significa?
Que a sua empresa precisa ter uma estratégia de SEO bem definida. Afinal, tão importante quanto criar um site é garantir que ele seja encontrado pelas pessoas de interesse. Com as boas práticas, as chances ficam mais altas, assim como a posição do seu site nas páginas de busca!
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Qual a diferença entre SEO e Mídia Paga?
Muita gente confunde, mas SEO e Ads ou links patrocinados não são a mesma coisa. A mídia paga inclui a criação de campanhas para que os anúncios com lances vencedores sejam exibidos em certas pesquisas.
Já o SEO envolve o tráfego orgânico, ou seja, você não precisa pagar para ocupar determinada posição. É claro que há o investimento em contratar uma equipe especializada, mas não há lances ou leilões.
Para compreender essas diferenças é fundamental conhecer a estrutura da página de pesquisa ou SERP.
De forma resumida, um endereço que resulta de uma pesquisa tem duas áreas principais:
- o espaço com os sites listados, de acordo com a sua relevância e
- a área dedicada aos links patrocinados.
Ao investir em SEO, a mudança de posição acontece na listagem das páginas. Com os Ads, o site da empresa ocupa o espaço dedicado às propagandas, como se fosse um outdoor.
Como funciona o robô do Google?
Mas, afinal, como um buscador define o que é relevante e o que não é? Simples: por meio do seu algoritmo ou “robô”, como também é conhecido. O robô do Google, por exemplo, verifica todas as páginas indexadas no motor de busca e classifica os endereços de acordo com os fatores de SEO para cada busca do usuário.
Faça o teste: abra uma nova abra e pesquise um assunto do seu interesse. O esperado é que as primeiras páginas tragam, exatamente, aquilo que você procura. Parece mágica, mas não é!
Outros buscadores, como Bing e Yahoo!, têm os próprios robôs, com critérios e pesos diferentes. No entanto, o funcionamento é o mesmo: todos fazem uma varredura no seu site e definem a posição no ranking de acordo com as características.
Quais são os critérios de ranqueamento?
A otimização de sites não segue uma receita de bolo e nem depende de apenas um fator. Na verdade, a estimativa é que exista mais de 200 critérios que definem qual posição um site deve ocupar.
No entanto, alguns desses fatores têm maior importância e devem receber atenção extra quando você contrata um especialista em SEO.
Velocidade de carregamento
Seu usuário está sempre a apenas um clique ou toque de sair da página. Para criar uma boa experiência de navegação, é preciso ter uma boa velocidade de carregamento. Com rapidez nesse sentido, há menos rejeição e maior interação com o site.Tudo isso conta para o Google, que enxerga seu endereço como uma opção melhor para recomendar aos usuários.
Mobile first
O maior mecanismo de buscas online também anunciou que daria prioridade a sites com boa experiência mobile. Por isso, ter um layout responsivo é essencial para atender ao critério de mobile first. Quando seu endereço carrega corretamente em qualquer tamanho de tela, todo usuário pode navegar da maneira ideal. Como consequência, a posição do site se torna maior.
Otimização interna
O chamado SEO On Page inclui diversas otimizações internas e que fazem a diferença na experiência do usuário. Parece complicado? Mas, na verdade, para uma agência de SEO isso é bem simples e tem grande impacto em sua performance.
Linkagem externa
Quando um site aponta para outro, indica que o usuário pode ter uma boa experiência no endereço. Se o seu site faz com que a pessoa chegue a outros locais de relevância e autoridade, a experiência é melhor, certo? É por isso que uma boa estratégia de linkagem externa faz a diferença. O Google passará a ver a sua página como uma referência e vai recomendá-la com mais frequência aos usuários.
Autoridade de domínio
O robô de avaliação também indica o site mais confiável, o que pode ser determinado pela autoridade de domínio. A melhoria nesse critério acontece quando você recebe recomendação de outros sites que são autoridade e quando faz boas linkagens. A estratégia adequada para a otimização de sites permite que o seu endereço se torne mais relevante e, assim, alcance novas posições.
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O que é SEO On Page?
Todas as otimizações realizadas dentro da sua página podem ser consideradas estratégias de SEO On Page. Criar conteúdo no blog, por exemplo, é uma forma de colocar isso em prática. Otimizar o código, dentro da parte técnica, é outra alternativa. Além dessas, há algumas ações que podem ajudar no posicionamento nas buscas:
- uso de imagens otimizadas (para que o robô saiba o que são);
- utilização de palavras-chave com boa distribuição;
- adoção de recursos como Metadescription e Title Tag;
- linkagem interna para outros conteúdos;
- facilidade de navegação entre as páginas e muito mais.
Uma boa agência de SEO consegue colocar essas e outras atividades em prática, em busca dos melhores resultados.
E o que é SEO Off Page?
O SEO Off Page envolve todas as ações que não estão ligadas apenas ao seu endereço. Em uma estratégia de link building, por exemplo, é possível recomendar que os visitantes conheçam outra página.
Também acontece quando uma página externa cria um link para a sua empresa, gerando um tráfego externo. Entre as alternativas, estão:
- estratégia de link building;
- autoridade de domínio;
- presença nas redes sociais;
- menções externas ao site;
- direcionamentos para o endereço e outras.
E como a otimização de sites é medida?
Depois de colocar em prática as táticas de SEO, é preciso acompanhar quais são os resultados que elas oferecem. Com um especialista em SEO, sua empresa terá acesso às melhores ferramentas do mercado e que geram insights poderosos.
Google Analytics
Como permite conhecer o comportamento dos usuários, o Google Analytics indica se as pessoas têm gostado ou não do seu site. Também aponta onde estão oportunidades e ameaças e como melhorar os resultados.
SEMrush
No SEMrush, sua agência de SEO poderá pesquisar palavras-chave, analisar os domínios e até auditar os sites concorrentes. Além de encontrar oportunidades para Ads, é possível verificar o que ainda pode ficar melhor na otimização de sites.
Google Search Console
Responsável por acompanhar a saúde das suas páginas, o Google Search Console permite saber se suas páginas têm aparecido nas buscas, em quais posições e como é o desempenho de uso. Assim, é possível alcançar a melhor performance.
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