Automação do
Google AdWords
O Google AdWords ou qualquer outra ferramenta de PPC (pague por clique) como o Bing Ads, Facebook Ads, Buscapé, entre outros, são o caminho mais curto para trazer clientes em potencial para o seu negócio.
Como funciona o Google AdWords e outras Mídias?
O AdWords e outas mídias (PPC), tem funcionamento muito parecido, você define as palavras-chave que são interessantes para atrair mais visitantes e contatos para o site, define um valor que pagaria por cada clique, ou visualização, cria um anúncio em texto ou gráfico e a campanha começa a rodar para as pessoas relacionadas.
Entenda como a Automação do AdWords pode ajudar a sua empresa a extrair o máximo do Google
O AdWords juntamente com essas outras ferramentas de marketing digital é muito eficaz pois divulga a sua empresa na hora certa, ele corta todo aquele processo de construção de marca e conecta sua empresa com as pesquisas com real interesse de compra.
O Google determina quais empresas e em qual ordem elas aparecem através de um sistema de leilão levando em consideração o lance que você determinou pela palavra-chave e o índice de qualidade, o índice de qualidade é composto por três indicadores:
[google-partner]
CTR: Taxa de cliques sobre a quantidade de visualizações do seu anúncio, quanto maior o CTR, logo mais atraente é o seu anúncio.
Relevância: Aqui o Google analisa o contexto entre anúncio e as palavras-chave que você determinou, portanto é importante ter anúncios específicos para cada grupo de palavras-chave que você deseja comprar.
Landing Page: Aqui o Google espera encontrar um conteúdo exclusivo, uma página que carregue rápido, seja de fácil navegação e tenha um link de políticas de privacidade.
A ranking do Google é definido pela formula: (Ranking = CPC x Índice de qualidade), ou seja, quanto melhor for o CTR, Relevância do anúncio e a Landing Page da sua campanha, menor o CPC você precisa pagar.
Como Otimizar o Índice de Qualidade no Google AdWords?
Para melhorar o ranking no AdWords e o índice de qualidade, além de determinar o lance certo é preciso atuar na relevância, landing page e CTR, veja algumas dicas de como fazer isso em cada um desses itens:
Relevância: É parte mais fácil de otimizar, para isso você precisa ter uma campanha bem estruturada, separe as palavras-chave por grupo de anúncios e sempre repita a palavra-chave no anúncio, esse já é um bom avanço, tenha em mente que o termo buscado precisa estar 100% relacionado ao anúncio e a página de destino.
Landing Page: Aqui você provavelmente pode precisar da ajuda de um profissional de web designer, jamais aponte os anúncios do seu site para a página principal, sempre utilize uma página de pouso específica, ela precisa carregar rápido, ter um conteúdo original, exclusivo e também um link de políticas de privacidade.
CTR: Tem o maior peso na composição do índice de qualidade, aqui você pode utilizar a criatividade para criar anúncios realmente atraentes, porém além disso determinar o lance certo na hora certa é fundamental para conseguir um excelente aproveitamento de cliques sobre as impressões.
Como determinar o lance certo na hora certa e otimizar o CTR no AdWords?
Você precisa estar bem ligado em tudo o que ocorre no leilão do adwords, dois bons relatórios de análise são os relatórios de dimensões e informações sobre leilões, eles apontam os horários em que existe menor concorrência, trabalhando com um CPC mais competitivo nesses horários você pode melhorar seu CTR. Uma boa alternativa para maximizar o máximo do AdWords é utilizar uma plataforma de automação, ela além de outras coisas, é fundamental para decidir qual o melhor lance para cada leilão que sua empresa participa e o melhor trabalha 24 horas sem parar, aproveite e entenda como funciona a nossa ferramenta de automação do AdWords a go!marketing.