Otimização
de Sites – SEO
A Otimização de Sites (SEO) consiste basicamente em adequar o site da sua pequena e média as melhores práticas de programação, usabilidade, layout da internet, aumentando assim a chance do site ranquear na parte orgânica da busca do Google.
O que é e como funciona o SEO?
O Google, ou qualquer outro mecanismo de busca, tem centenas de critérios para decidir quais são os melhores sites da internet para determinados termos de busca (palavras-chave). Entre eles estão o tempo de carregamento do site, boas práticas do código interno do site, usabilidade etc.
O robô do Google passa no seu site, avalia todos esses critérios como título da página, conteúdo, estrutura de links internos, qualidade de links externos apontados e aplica uma nota para o seu domínio (site.com.br) e para a página (site.com.br/pagina.html), a combinação dessas notas é que determina quem fica nas primeiras posições.
Como sua empresa vai se beneficiar do SEO
Como melhorar e aplicar as boas práticas de SEO do meu site
Um bom ponto de partida é medir a sua atual nota de domínio, página e compará-las com os primeiros colocados no resultado orgânico, essas notas são denominadas pelo Google como PA (nota da página) e DA (nota do domínio), para isso você pode utilizar uma ferramenta que te ajuda nessa mensuração é a MozBar ela é bem útil pois entrega a nota de cada concorrente de página (PA), domínio (DA) e a quantidade de links externos apontados.
Com esses dados na mão é hora de trabalhar em cima das melhorias, nos na Goomark, começamos geralmente definindo quais são os termos de busca alvo do negócio, é importante não só focar nas palavras-chave amplas, que tem grande busca, mas também nas buscas compostas, que apesar de menor tráfego, tem menor concorrência e são mais fáceis de ranquear, com as palavras-chave definidas vamos para o código.
Otimização do código interno do site (HTML) nos projetos de SEO
Com esses dados na mão a ferramenta aliada da vez é a Google Web Master a partir dela é possível entender as oportunidades de melhorias que temos na questão do código: como urls otimizadas e exclusivas para cada termo de busca, descrição da página, título das páginas, headers, parágrafos, listagens, alt nas imagens além disso é fundamental ficar atento a toda arquitetura de informação do site, o visitante do site e o robô do Google precisam encontrar de maneira simples todas as informações que o site tem disponível.
SEO funcionando e entregando visitantes orgânicos para sua pequena e média empresa
Com as palavras-chave definidas, concorrentes mapeados, código otimizado é hora de trabalhar na reputação da empresa, ela geralmente vem com o tempo, conforme seu site é mencionado e vai ganhando indicações (links externos) na internet, ele vai ganhando reputação, um trabalho de assessoria de imprensa, por exemplo, pode e muito ajudar a conseguir boas indicações e menções em sites com boas notas (PA e DA) na internet.
Quer saber mais como o SEO pode ajudar a sua pequena ou média empresa a crescer?