Inbound Marketing
Talvez você ainda não tenha ouvido falar de Inbound Marketing ou não o conheça muito bem. No entanto, já foi envolvido por ele em algum momento, quando chegou a uma marca por vontade e não, necessariamente, porque foi interrompido por um anúncio. A proposta do marketing de atração, como também é conhecido, é exatamente essa.
O conceito de Inbound Marketing
Ao desenvolver uma estratégia de Inbound, sua empresa espera atrair as pessoas por meio de abordagens relevantes. A ideia é que as pessoas cheguem até a marca, em vez de ter que interrompê-las com uma propaganda invasiva. E como esse tipo de abordagem interruptiva está em baixa, o Inbound Marketing é o caminho ideal.
Essa metodologia aplicada ao marketing digital foi desenvolvida em 2006. Desde então, funciona como uma alternativa promissora para atrair usuários e convertê-los em clientes satisfeitos e fiéis.
Como o Inbound Marketing vai ajudar a sua empresa a vender mais?
As diferenças entre Inbound Marketing x Marketing de Conteúdo
O Inbound envolve todas as práticas relacionadas à atração e ao relacionamento com o público. Por isso, o marketing de conteúdo é uma de suas melhores ferramentas. Essa proposta visa a produzir conteúdo original, relevante e apresentado à persona no momento em que ela procura.
Com o marketing de conteúdo, é possível tirar dúvidas, ajudar na solução de problemas e se consolidar como uma autoridade. Tudo isso gera interesse, atenção e relacionamento por parte do público.
Então, embora o marketing de conteúdo seja uma forma de fazer Inbound Marketing, essa é uma alternativa com muitas outras ferramentas.
Entenda como funciona a metodologia do Inbound Marketing
*Atividades exclusivas da Goomark na execução da metodologia de Inbound Marketing
A atração: o passo inicial de um estratégia bem-sucedida
Agora que você já entendeu melhor a possibilidade do Inbound Marketing, vale compreender que a metodologia está ligada ao funil de vendas. Ou seja: nem todas as pessoas estão prontas para a compra e, por isso, podem ser dividas em etapas. Quanto mais baixo no funil, mais próximo alguém está de tomar uma decisão.
Lá no topo está a fase de atração. No mundo do Inbound Marketing associado ao digital, é um período de conquistar tráfego e chamá-lo para o seu site. Muitas pessoas nem sequer sabem que têm um problema e a sua empresa vai mostrar a elas.
Por meio do Inbound, podemos usar ferramentas como:
Blogs
A produção de conteúdo em blogs permite usar as principais palavras-chave relacionadas ao seu negócio e, assim, atrair quem pesquisa por assuntos nos quais sua empresa é especialista
SEO
A Otimização para Mecanismos de Busca aumenta as chances de seu site receber o clique de quem pesquisa
Otimização do Google Ads
Por falar em palavras-chave, é possível tornar a estratégia de Ads melhor e integrá-la à produção de conteúdo
Redes Sociais
A presença nas redes sociais permite que a marca seja encontrada por clientes em potencial, além de fazer com que ela esteja presente e seja lembrada no cotidiano
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A conversão: chegou a hora de chegar leads
Depois que a persona nota que tem um problema ou uma necessidade, ela procura saber mais e se envolver com o assunto. Essa é a hora perfeita para o seu negócio gerar leads e aproximá-los da desejada conversão.
A metodologia de Inbound Marketing permite convencer essas pessoas a se aproximarem ainda mais da marca, em busca de conhecimento e de soluções específicas. Para gerar um contato de oportunidade de negócio, podem ser usadas estratégias como:
- ofertas de conteúdo rico: no Inbound é preciso dar para receber e os conteúdos ricos, como e-books, infográficos e whitepapers, chamam a atenção e geram novos leads;
- call to action (CTA): para estimular a persona a oferecer suas informações de contato, a chamada para ação indica o que ela deve fazer e a convence de maneira envolvente;
- landing pages mobile: muitas ofertas de conteúdos ricos são disponibilizadas em páginas voltadas para a conversão, com formulário de contato a ser preenchido pela persona e
- remarketing inteligente: depois de receber a visita do seu lead, é possível exibir sua marca outras vezes por mais que mera coincidência.
A venda: seu lead a caminho do fundo do funil
Depois de gerar um lead, é hora de criar um prospect, ou seja, uma oportunidade ainda mais real de conquistar a venda. Esse processo inclui a descoberta e o envolvimento da persona com o problema.
No entanto, ela já começa a considerar as soluções. É o momento de a sua empresa se posicionar como a alternativa capaz de resolver a situação e garantir a satisfação em todos os pontos. Para levar o lead direto para o fundo do funil, as ferramentas de Inbound incluem:
- nutrição e segmentação de leads: passe a dividir as oportunidades em grupos e ofereça as informações certas para cada um, em busca da conversão;
- e-mail marketing educativo: o e-mail está mais vivo que nunca e cria um canal de comunicação direto para dar toda a segurança de que seu lead precisa para converter;
- consultoria de vendas: com o apoio certo, seu time comercial saberá a hora certa de abordar o chamado lead quente e fechar a venda.
O encantamento: em busca de clientes fiéis e defensores
Pensa que acabou? Pois saiba que, para se destacar, a venda não deve ser o último passo de uma boa estratégia de Inbound Marketing. Depois de fazer o cliente fechar negócio, é preciso encantá-lo.
Com as técnicas certas de fidelização, não apenas ele retornará como indicará para outras pessoas. Faça tudo certo e você fará com que sua marca tenha verdadeiros promotores e defensores do seu negócio. Como o Inbound pode ajudar? Com as seguintes estratégias:
- CRM: o Customer Relationship Manager é um recurso essencial para registrar e monitorar o relacionamento com o cliente, em busca de oferecer personalização e uma experiência única;
- pesquisas de satisfação: colha o feedback dos seus clientes e entenda as melhorias, as novidades e como conquistar de vez a satisfação deles;
- monitoramento das redes sociais: conferir o que os usuários dizem sobre a sua marca permite resolver problemas com proatividade, reconhecer clientes fiéis e melhorar a imagem do negócio e
- newsletter: o envio de e-mails periódicos e informativos mantém a sua marca sempre viva na memória dos consumidores e ainda aumenta as chances de novas vendas.
A importância de contratar uma agência de Inbound Marketing
Por mais versátil e até simples que o Inbound Marketing pareça, ter uma abordagem profissional faz a diferença. Mais marcas têm descoberto essa possibilidade e o público também está exigente. No final, não vale a pena arriscar cometer um deslize com a marca.
A Goomark é uma agência especializada em soluções para PMEs e tem uma metodologia exclusiva em Inbound Marketing. Desde o primeiro dia sua empresa vai contar com um planejamento personalizado e voltado para as suas reais necessidades.
Além de usar todas essas ferramentas, seu negócio ainda terá acesso a opções exclusivas, como:
- plataforma de otimização Go Marketing! para o Google Ads;
- metas de resultado para cada mês;
- alerta de venda;
- automação de tarefas de marketing e muito mais!
O Inbound Marketing é a chave capaz de abrir muitas portas para o sucesso do seu negócio. Com uma abordagem especializada e apoio das melhores ferramentas, sua marca poderá conquistar uma legião de fãs fiéis!
Para aproveitar todos os benefícios de uma estratégia profissional de Inbound Marketing, a Goomark tem tudo aquilo de que a sua marca precisa. Fale com os nossos especialistas e crie seu planejamento personalizado!