Chris Cardinal

Surfer, Web Designer & Brand Developer

Como o Inbound Marketing vai ajudar a sua empresa a bater metas?

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Metodologia Inbound Marketing – Atrair

Essa etapa da metodologia consiste em definir exatamente um perfil de cliente perfeito e atraí-lo para o site. O nome técnico dessa definição de perfil chama-se “persona”, para definir a persona precisamos descobrir o que eles valorizam, o que não gostam, os objetivos, desafios, dificuldades que enfrentam no dia a dia, objeções profissionais, características pessoais, culturais, regionais. Basicamente a persona é a construção daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do negócio.

Com a persona bem definida começamos a produzir conteúdo para ela, esse conteúdo tem como foco levar informações, prestar serviço ou até mesmo entreter. O objetivo é ser suficientemente útil a ponto do cliente perfeito aprender e aplicar melhorias com as suas dicas. Veja algumas estratégias para atrair clientes perfeitos em potencial:

Blog: O blog ou então um portal é a base para a divulgação do conteúdo produzido, nele vamos concentrando todos os artigos, textos, ebooks, etc. Conteúdos educativos que tragam conhecimento e respostas para os desafios do dia a dia da persona ranquearão nos mecanismos de busca atraindo assim novos visitantes no perfil que queremos.

Otimização de Sites (SEO): Tudo o quer for criado para a internet precisa ser pensado em SEO, as páginas, programação e layout do site precisam atender as boas práticas exigidas pelo Google. O novo na internet começa pelos mecanismos de busca, portanto precisamos do site e dos nossos conteúdos bem ranqueados para tirar todas as dúvidas das personas.

Redes Sociais: Facebook, Twitter e o LinkedIn são excelentes motores para divulgar os conteúdos, a partir delas podemos impulsionar e espalhar tudo aquilo que foi produzido no Blog de maneira rápida e o melhor interagir e tornar o relacionamento inicial com o nossa persona.

Metodologia Inbound Marketing – Converter

      Através do conteúdo útil publicado no blog, ranqueado no Google e proliferado nas redes sociais os visitantes do site aumentarão gradativamente, o passo a partir de agora é converte-los em “leads”, ou seja, contatos de oportunidades de negócio. Um lead qualificado tem pelo menos nome, email e telefone do comprador, porém as pessoas não compartilham seus contatos a troco de nada, é aí que entram as “ofertas”. Ofertas no inbound marketing nada mais são do que ebooks, planilhas, manuais, tutoriais mais aprofundados, quadros comparativos que prestam algum tipo de serviço valioso para a persona. Para disponibilizar o download desses materiais pedimos o nome, email e telefone do visitante. Veja algumas estratégias para converter visitantes em leads (contatos de oportunidades de negócio).
  • Formulário de contato: Um formulário de contato objetivo, com a menor quantidade de campos possível e cor de fundo contrastante vai funcionar como uma porta de entrada para as personas visitantes fornecerem seus dados para contato.
  • Call-to-action (CTA): Os call-to-actions são os botões ou links, que incentivam as personas visitantes a fazerem algo. Esses botões de conversão são fundamentais para que eles sintam-se atraídos, eles podem ser uma figura ou até mesmo o botão do formulário de contato.
  • Landing Page: Landing page são as páginas de pouso, é nela que vamos colocar as ofertas ou trabalhar com um texto comercial mais agressivo para que os visitantes façam o download de uma oferta ou então solicitem um contato da equipe comercial. O objetivo da landing page é fornecer a informação de maneira bem objetiva e sintetizada aumentar ao máximo a % de visitantes em leads.
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Metodologia Inbound Marketing – Encantar

    Lembra de como começamos esse post?
    Falamos de aprendizado, ou melhor do prazer que desde criança ele nos desperta. Nossa evolução, as conquistas e bem estar estão literalmente ligados a nossa capacidade de aprender e conquistar sonhos. É disso que se trata essa etapa, mesmo após converter visitantes em leads e agora clientes, vamos continuar entendendo o que nossa persona precisa, oferecendo conteúdo útil, valioso que ajude-o no dia a dia.
    Essa etapa está diretamente ligada também a manter clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio. Veja algumas estratégias para deliciar clientes.
  • CRM: Pesquisas de Satisfação: A melhor maneira de melhorar produtos e serviços é escutar a opinião de quem os utiliza no dia a dia. Um feedback negativo é uma das coisas mais valiosas para empreendedor e gerentes de marketing, através deles é possível encontrar oportunidades para aportar diferenciais nos negócios.
  • Monitoramento de Redes Sociais: Monitorar comentários sobre o seu segmento de mercado nas redes sociais é fundamental para entender tendências do mercado. O monitoramento também é uma excelente ferramenta para controlar elogios ou críticas de clientes nas redes sociais.
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Inbound Marketing – Conclusão

    A metodologia de inbound marketing cobre toda a jornada do processo de compra do cliente, desde quando ele apenas fez uma visita ao site até tornar-se um cliente fiel e comprador dos lançamentos e novidades.
    A metodologia consiste principalmente em trazer a audiência online para o seu terreno, site, blog e atacar todas as etapas do processo de compra. O marketing digital tradicional está acostumado a alugar visitantes, você nota isso quando fazemos campanhas pagas no AdWords pagando por clique, além de pagar por uma visita que é deles, tratamos apenas os leads interessados em comprar, o que na verdade representa a minoria dos visitantes de um site.
    O inbound marketing é a grande tendência do marketing digital, é a metodologia que traz visitantes para o seu domínio e trabalha em 100% desses acessos. É a estratégia mais adequada que existe hoje no universo do marketing, principalmente em tempos de crise é fundamental para as pequenas e médias empresas colocarem dinheiro naquilo que trará resultados profundos e duradouros, faz sentido para você?
    Aproveitando faça o download da planilha de diagnóstico que preparamos, com ela você vai poder entender o que precisa começar a fazer agora para introduzir o inbound marketing na sua empresa, bom proveito!